quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

A Sapiência

Antonio Augusto de Sá Neto

   A sapiência, palavra sinônima de sabedoria, possui como uma das características, a consciência da nossa pequenez diante da vida e do universo, tendo além disso a consciência do quão pouco sabemos sobre a vida e seus intricados mecanismos. O grande filósofo Sócrates, em sua singular sabedoria, asseverou que o "verdadeiro sábio é aquele que tem a completa consciência de que nada sabe".
  De fato, a pequenez do homem diante da imensidão do cosmos, conduz-lo à sabedoria e à humildade, virtudes que enobrecem o caráter do indivíduo e disponibilizam sua alma e seu coração à verdadeira condição de ser humano, consciente de sua legítima fragilidade e desprovido de qualquer pretensão de superioridade ou infalibilidade.
  Estudos cosmológicos recentes, asseveram que há probabilidade de existir vida inteligente em quase 40 mil planetas na nossa via-láctea. Esse estudo leva em conta vida somente como a nossa. Além dessa estatística, foi encontrada na Terra uma bactéria que tem uma química da vida diferente, composta de arsênio em lugar do carbono, sendo o arsênio um elemento extremamente tóxico para a vida que tem como base o carbono. Ou seja, pode formar-se vida até de elementos inviáveis para a vida como conhecemos. Isso mostra a imensidão da possibilidade de vida no cosmos. Em outras palavras, o cosmos seria um verdadeiro oceano estuante de vida estruturada em variadíssimas expressões.
  Com isso demonstra-se, pela força inderrubável dos fatos, que o orgulho é uma ilusão e que somente a ascensão pelo processo de crescimento interior pode libertar o homem do jugo do sofrimento.
  A sabedoria é uma conquista abençoada que a criatura humana efetua através do processo reencarnatório através de inúmeras reencarnações, vestindo os mais diversos corpos, as mais diversas formas, sendo a importância do ego e da personalidade inteiramente pulverizada devido à legítima pequenez do homem perante o quanto magnífico é a vida e o cosmos.
  O homem do século 21, realmente, não se conhece. Ao contrário deixa-se embriagar e anestesiar pela vaidade, com processos obsessivos-compulsivos de ser-se o galã, apolo, adonis, a diva, musa, sex-symbol, demonstrando assim a rudeza do seu conflito, já que a biologia mostra que não passamos de meros seres vivos, organismos sujeitos ao desgaste, à imperfeição, ao envelhecimento, sofrimento e inevitavelmente, a morte, que trata-se do desligamento da alma do corpo físico, reduzido a simples matéria após a morte. Isso caracteriza todas as pessoas. Que ninguém se engane ou tente enganar os outros.
  A humildade é um sentimento belíssimo. Leva a criatura a ser peça útil ao conjunto social favorecendo o grupo e a si mesmo pelo auxílio mútuo ao próximo e a si mesmo, sem qualquer pretensão de projeção do ego, que se origina da moral humana desequilibrada.
  Que possamos ver a vida com olhos de amor, evitando de contaminar cada vez mais o planeta com energias mentais destrutivas; possamos, ao contrário levar energias curativas ao nosso belíssimo planeta. O amor é mágico: quem o cultiva, liberta-se; quem o ignora escraviza-se.
  Que Jesus possa dulcificar o nosso coração, fazendo-nos ter maduras reflexões sobre a vida e seu significado, favorecendo-nos com a sabedoria.
  Muita paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário