domingo, 2 de janeiro de 2011

Amar é a maior terapia

Antonio Augusto de Sá Neto




O amor pode ser considerado uma das principais forças do universo. O amor divino projeta, no universo inteiro, as sementes de novos mundos e galáxias constantemente, num gesto eterno e infinito de amor e autodoação. O amor gera famílias felizes, instituições que lutam pelo engrandecimento e crescimento da humanidade.
O amor pode ser considerado beneficial à saúde dos indivíduos e coletividades, podendo ser considerado até mesmo fundamental para o objetivo de se preservar a saúde integral.
A doutrina espírita, com sua notável síntese de religião, filosofia e ciência, nos esclarece que temos um corpo sutil, do qual o nosso corpo físico é uma cópia fiel, sendo este corpo sutil denominado períspirito, sobrevivente à nossa morte física. Nele está registrada toda a nossa historiografia anterior em termos de sentimentos, ações e atitudes.
As sensações e sentimentos negativos atingem o períspirito, podendo fazê-lo adoecer espiritualmente ou, também, tais males espirituais podem ser drenados para o nosso corpo físico, gerando assim doenças e patologias as mais diversas no campo físico e mental.
No que diz respeito aos sentimentos nobres e positivos como o amor, a benevolência, a caridade e o conjunto de todas as virtudes ensinadas pelo nosso mestre Jesus, causam impressão benéfica e salutar para o nosso períspirito, gerando assim um equilíbrio harmônico e saudável tanto para o períspirito como para o corpo físico, já que este é vitalizado, energizado e comandado pelo períspirito, que é quem molda o corpo físico.
Além de tudo isso se deve levar em conta a lei de causa e efeito, na qual recebemos de volta as ações nobres ou nefastas do nosso passado, em forma de felicidade, no caso das ações nobres, ou de infelicidade e sofrimento no caso das ações nefastas, fazendo o infrator passar por sofrimentos semelhantes ao que causou à sua vítima.
Foi por isto que Jesus asseverou desde aquela época: a cada um segundo as suas obras...
Com isso a doutrina espírita nos ensina que amar o próximo como a si mesmo e a Deus acima de todas as coisas, como afirmou o mestre Jesus é a maior terapia que o ser humano pode efetuar a si mesmo.
Jesus, a nobreza de suas atitudes, a sapiência de seus ensinamentos, é todo um legado ético cuja expressão não se extingue jamais, já que se trata de coisas que os tempos não alteram nem destroem, que são os sentimentos.
 Jesus exorta cada um de nós a encontrarmos a essência divina e, para esse cometimento, o contributo do amor ao próximo torna-se digno de primazia.
Deus está dentro de cada um de nós, sendo muito benéfico buscarmos ele dentro de nós mesmos, visualizando-o sobranceiro e tranquilizador, expressão eterna de paz que jamais se combure.
Não podemos portanto continuar no desamor, no embrutecimento, já que a renovação espiritual do planeta pede uma nova consciência e uma nova ordem mundial. A doutrina espírita fornece vasto material para se conseguir essa autoconscientização.
Por meio da consciência e do amor ao próximo através do melhoramento moral edificaremos o homem e a mulher plenos, com a conduta composta de valores que realmente edificam.
Pode-se, portanto explicitar que o espírita que segue corretamente os ensinamentos da doutrina e do mestre Jesus, está realizando o maior desafio do ser humano, que é a plenitude existencial e a saúde física e mental.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário