domingo, 2 de janeiro de 2011

A Mensagem de Jesus e os Direitos Humanos

Antonio Augusto de Sá Neto




A mensagem de Jesus está tão atual como foi em todas as épocas, de forma a tornar-se um roteiro imorredouro de felicidade para quem a praticar.
Além disso, sua mensagem exorta os homens a respeitarem os direitos do seu semelhante, de forma a levarem a uma convivência de respeito, de paz e felicidade. Jesus sintetiza toda a questão dos direitos humanos numa sentença simples: não fazer a outrem o que não deseja para si.
O legado do mestre Jesus é uma mensagem libertadora de consciências de forma a dulcificar o coração de todos os que o seguem.
A doutrina espírita faculta o entendimento da mensagem cristã de forma clara sem alegorias, afirmando, por exemplo, que os aflitos terão a recompensa das suas aflições, e os maus terão o devido corretivo de que merecem, nesta ou em outras encarnações, sendo a justiça divina uma justiça infalível e absolutamente eqüitativa, sendo a dor um meio de evolução e purificação espiritual, jamais uma sentença cruel por parte de Deus. Deus, que é toda perfeição, justiça e bondade, jamais poderia facultar as criaturas um sofrimento sem haver nisso um fim útil, seja este fim o da expiação das faltas cometidas ou a necessidade evolutiva de purificação daquela individualidade ou coletividade.
É necessário o sofrimento para que as criaturas, além de expiar o seu passado, possam reavaliar as suas vidas para não caírem no erro de prejudicar o semelhante, notando que cada um recebe de acordo com as suas obras.
A doutrina espírita e a mensagem espírita são de índole totalmente contrária ao racismo, já que o mestre assevera: amai-vos uns aos outros como eu vos amei, sendo que, onde há racismo, não há amor, e sim, preconceito e discriminação. Neste aspecto, há mais uma correlação entre a mensagem de Jesus e os direitos humanos, já que os direitos humanos pregam a igualdade racial e social e o respeito a todas as pessoas e coletividades.
Com isso, pode-se notar que Jesus era um profundo humanista, asseverando no seu tempo o que os direitos humanos asseveram nos dias de hoje, sendo a mensagem de Jesus ainda mais abrangente, sendo um verdadeiro e legítimo código de ética, roteiro para a felicidade humana e uma legítima fonte de sabedoria e de bondade para as pessoas que os praticarem.
Que Deus abençoe a todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário