domingo, 13 de fevereiro de 2011

Discriminação Social e Violência Urbana

   Kardec, na obra "O Evangelho Segundo o Espiritismo" ressalta sobre a humildade, dizendo que a humildade é um sentimento que nivela os homens, sentimento esse que é um sentimento fundamental para que haja a fraternidade no nosso mundo; assevera ainda, que o orgulho é a chaga da humanidade, aniquilador da solidariedade e alimentador do egoísmo, que seria outra chaga humana.
  O resultado disso é a realidade social que vemos: pessoas dotadas de riqueza extrema, dando valor e comprando coisas extremamente fúteis e supérfluas, do lado de uma enorme massa compacta de pessoas no nível de pobreza extrema, pessoas completamente miseráveis.
  O nosso sistema é excludente e desumano. Basta ver as capas de revista e ver, por exemplo, como é raríssimo encontrar pessoas negras, afrodescendentes, nessas capas. Está por aí demonstrado, como o nosso padrão social é etnocêntrico, privilegiando pessoas brancas, europeias. O padrão de beleza é etnocêntrico, pois a beleza está estereotipada em um nariz afilado, pele branca e cabelo liso, traços que divergem das pessoas afrodescendentes, por razões óbvias, já que se trata de um outro biotipo humano. Isso influencia até na obtenção de empregos, pois muitas vezes um indivíduo menos qualificado é preferido a outro mais qualificado, devido ao fato do mais qualificado ter um corpo e um rosto diferente dos padrões de beleza estabelecidos pela mídia.
  Daí porque vemos toda essa violência no mundo de hoje, devido ao ser humano estar baldo, carente de valores profundos, desprovido de qualquer ideal de nobreza.
  A violência urbana deve-se, em grande parte, ao fato de expressivo contingente de seres humanos ser totalmente excluído do sistema dessa sociedade consumista, egoísta e hedonista. Acabam levando-os a reivindicarem pela violência o que lhes foi negado como recurso básico.
  Torna-se urgente uma nova ética-moral, uma verdadeira revisão de valores para termos uma sociedade pacificada, já que esse sistema que gera extrema exclusão social está levando o nosso mundo a níveis de violência urbana beirando já o insuportável, gerando assim crises sociais lamentáveis.
  O auxílio ao próximo por meio da caridade, constitui excelente recurso para favorecer a inclusão social, além de ajudar o mundo a ter uma condição de menor exclusão social.
  Educar as novas gerações, assim como as pessoas em estado de ignorância, também é excelente remédio contra as crises sociais, já que um ser humano instruído e educado, além de ter melhor condição de conseguir um emprego digno, também tem melhor comportamento social.
  Ajudar o próximo, auxiliando a reerguer-se da condição de sofrimento em que o mesmo se encontra. Amar e amar-se. Agir em defesa da paz, seja ela coletiva ou interior. Perdoar e perdoar-se. Todas essas posturas são fundamentais para construir-se uma cultura de paz, cultura essas que age em prol do bem-estar social.
  Somente assim poderemos produzir um mundo feliz, uma sociedade justa.
Caro leitor, que esse texto possa produzir em você curadas reflexões sobre o estado do mundo em  que vivemos, e que possa fazer refletir sobre a conduta necessária para um mundo de paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário