terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

A Renovação Interior

Antonio Augusto de Sá Neto

A Doutrina Espírita, com sua elegante e clara síntese de religião, filosofia e ciência, leva o indivíduo a reflexões relevantes, entendendo o significado de sua vida e compreendendo o porque de sua dor e da alheia.
A perspectiva de imortalidade que a Doutrina Espírita descoberta, dá à criatura pensante perspectivas inimagináveis, uma perspectiva de progresso ilimitado e demonstrando a possibilidade de júbilo da criatura.
Com o Espiritismo, demonstra-se que não há morte, sendo o universo um poema de vida pulsante, universo esse composto de movimento, jamais de estagnação. Percebe-se que a vida ressoa estuante por todas as partes desse magnífico cosmos, mostrando assim a bondade de Deus Pai para com todas as suas criaturas...
Por consequência, o indivíduo, tendo a certeza de que não existe morte, além da certeza da responsabilidade dos seus atos perante Deus, investe na renovação interior como meio de conseguir ser feliz. Ele sabe que não há outro caminho.
Somente por essa simples consequência, pode-se ver a relevância do espiritismo perante a sociedade dos dias de hoje, tão combalida pela falta de sentido existencial, já que o mesmo dá um sentido à existência humana, além de conduzir o homem à fraternidade e ao amor ao próximo.
Como dizia Kardec que aquele que zomba do espiritismo por causa das mesas girantes, não vê que Newton elaborou todo seu notável conjunto de leis por causa da queda de uma maçã. Do mesmo jeito que a queda da maçã levou Newton a elaborar uma teoria que explicava os fenômenos mecânicos, com enormes contribuições para a criatura humana, favorecendo a invenções como o carro e o avião, as mesas girantes levaram Kardec a elaborar uma doutrina que explicava o sentido da vida humana. Daí se conclui que as mais comezinhas causas podem levar aos mais expressivos efeitos.
O Ser Humano precisa se conhecer. Não é mais admissível que em pleno terceiro milênio, chamado o milênio da informação, haja ainda tanta ignorância no que diz respeito ao fenômeno da morte (desencarnação).
A sapiência é uma virtude valiosa, já que se trata da intelectualidade unida ao coração, ao amor. Se queremos ser felizes devemos enveredar todos os esforços para atingi-la, eliminando, por exemplo o orgulho de nossas vidas por meio de sacrifícios como a realização de trabalhos assistenciais em prol do semelhante, além da compreensão e do perdão; renunciar à maledicência, à vaidade, procurando atingir um estado de simplicidade que nos fará seres humanos menos complicados e portanto, de convivência mais fácil, e por consequência, mais agradável; a compreensão do limite de evolução do outro, além da certeza de que o mesmo galgará estágios mais avançados de evolução espiritual. Enfim precisamos trabalhar o nosso interior de modo a tornar o nosso coração mais puro.
A renovação interior é um empreendimento que dá bons frutos, tanto para nós mesmos, como para todos ao nosso redor. É algo que beneficia a sociedade tanto individual como coletivamente.
Que possamos ver cada dia a vida com melhores olhos, tendo a certeza que esse estado de convulsão social que esse planeta passa terá, forçosamente, um término, já que o progresso é a lei da vida.
Que a Paz do Cristo possa estar presente em todos os nossos corações.

Um comentário:

  1. Caro Antonio,

    Ao entrar na sua Casa me senti realmente no nosso lar. que lindo meu irmão planetário. Sempre que puder passarei por aqui. Sucesso mil.
    Quando tiver um tempo por favor passar no meu espaço, espero que goste.
    Sou espirita e trabalho em Abadiania em Goiania com o médio Joao de Deus (voce ja ouviu falar?). Fico muito feliz ao encontrar pessoas como você e meu amigo que ja te segue o( TADEU DO ESPIRITISMO PARA TODOS) / (MARAVILHOSO ESPAÇO). Aproveito o ensejo e envio abraços fraterno de luz Tadeu...
    Espero sua Visita.

    WWW.hospitalespiritualdomundo.blogspot.com

    ResponderExcluir