quinta-feira, 16 de junho de 2011

Provações Coletivas - A visão espírita




Antonio Augusto de Sá Neto


  
  O tema "Provações Coletivas" foi um tema abordado por Allan Kardec ao longo dos seus estudos espíritas, sendo visto pelo espiritismo como um meio de acelerar o progresso da humanidade, já que tais provações despertam no homem o sentimento de solidariedade perante o seu próximo, já que na maioria das vezes a interação mútua se torna fundamental para que aquela coletividade supere o problema, que no caso é de ordem coletiva.
  O ser humano tem que entender que é responsável pelos seus atos, seja perante si mesmo, seja perante a coletividade que o cerca. Problema gravíssimo, porque degenera em crise sociais imprevisíveis, a irresponsabilidade social é responsável por muitos dos males que assolam a sociedade nos dias de hoje, tais como o alcoolismo, a drogadicção, a prostituição, a exclusão social que retira de inúmeras criaturas o título de cidadã, da qual todos tem direito a ter. Com a exclusão social que grassa nos dias de hoje, vemos um sem-número de criaturas humanas resvalando para o crime, reivindicando por meio da violência o que lhes foi tirado por direito.
  Vemos muitas vezes nas coletividades problemas sociais seríssimos, sendo um dos maiores problemas o egoísmo. Defeito extremamente entranhado em inúmeras criaturas humanas, tem sido responsável pelos males que vivemos hoje. As criaturas que se encastelam no egoísmo aliado ao orgulho veem o outro, que deveria ser visto como alguém a ser amado e confraternizado, não como seu próximo, seu irmão, mas como um competidor, um rival, que está a qualquer momento pronto a querer lhe tirar o lugar para subir mais alto.
  Com tudo isso, pode se entender o porque da existência dos flagelos destruidores, que causam as provações coletivas, já que o homem muitas vezes estagna na ignorância, que é algo que Deus não quer, já que ele quer ver o progresso de todas as criaturas humanas, já que o progresso é lei da natureza, incluindo o progresso moral.
  Nenhuma criatura foi criada por Deus para fossilizar nas etapas primárias da evolução e por isso, deve-se agradecer a Deus pela dor, já que ele assim permite para que as pessoas possam crescer em sensibilidade, saindo das etapas da ignorância e da rudeza para despertar nelas a angelitude que nelas está latente, esperando apenas o momento propício para desenvolver-se. No caso da Terra, que é um planeta de expiação e provas, o sofrimento atua como um cinzel que extrai da pedra bruta o diamante que ela é.
  O homem muitas vezes, precisa passar por provações a nível coletivo para perceber a sua fragilidade e a sua pequenez diante do quão magnífico é o Cosmos e Deus, que é a inteligência que o criou, que o dá vida e o sustenta, o fomenta.
  É fato constatado da história humana que, depois de todas as grandes crises sociais, surgem depois uma era de harmonia e progresso. Essas crises servem para mostrar ao homem as consequências das ações maldosas cometidas perante o próximo, do qual cada um nesses momentos de comoção social é mais ou menos vítima.
  O homem precisa  conhecer a si mesmo, como já o dizia Sócrates na Grécia Antiga: "ó homem, conhece-te a ti mesmo!" Essa afirmação é de suma verdade e de suma importância, pois, a partir do momento que o homem compreende sua natureza de espírito imortal, sabendo para onde vai, de onde veio, o que ele é e o que veio fazer aqui no mundo ele começa a galgar degraus valiosos para a conquista da plenitude.
  Eis o papel das provações coletivas de uma maneira mais geral. Trata-se de meios para fazer que as coletividades humanas possam evoluir como um todo, coletividades essas que têm nesses momentos provacionais, sempre, um carma em comum, quando atingidas por tais comoções sociais.
  Basta de ignorância. Está chegando a hora em que o homem deve sair do seu imobilismo e de sua penúria moral e espiritual para atingir maiores estágios de solidariedade e evolução espiritual, já que a Terra está passando de mundo de expiação e provas para mundo de regeneração, que se caracteriza pelas criaturas possuírem a vontade e o ímpeto de quererem ser melhores sob o aspecto moral. Um mundo onde as pessoas estão atrás de deixarem de serem más para se tornarem boas, afetuosas e amáveis. Esse é o nível evolutivo de mundo de regeneração. Que possamos nos esforçar para vencer o imobilismo que toma conta de nossos corações e que vençamos o homem velho, carregado de paixões primitivas, para tornarmo-nos o homem novo, dotado de educação, respeito, amabilidade, afeto; enfim o homem dotado de beleza interior, onde as virtudes cristãs impregnam seu coração.
  Que a paz e a coragem do mestre Jesus possa nos munir de forças para nos melhorarmos moralmente nesse momento tão especial para quem anela por uma vida melhor e mais feliz, onde a caridade não será uma palavra vã, e a virtude seja um componente básico da vida humana.
  Muita paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário