segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Não se pode servir a Deus e a Mamon

Antonio Augusto de Sá Neto







  Para o mundo moderno, a tônica da vida é o adquirir bens de consumo, a partir dos quais se poderia alcançar a felicidade. Para esse tipo psicológico é mais fácil atirar-se febrilmente ao trabalho desgastante para se conseguir dinheiro, do que buscar pacificar a sua alma para harmonizar-se e ser feliz.
  Esse tormento se faz tão grande no mundo atual que as crises econômicas atiram as criaturas no fosso do desespero e da angústia, quando tais criaturas poderiam ocupar esse tempo que passas deprimidas e angustiadas no serviço ao seu próximo.
  Com base em tais considerações, dá para se constatar que a mensagem cristã encontra-se totalmente atualizada, quando o Mestre Nazareno afirma: "nem só de pão vive o homem". A criatura humana possui uma infinidade de outras necessidades além das necessidades meramente aquisitivas. Necessidades afetivas, sociais, educativas, instrutivas... enfim há toda uma infinita gama de necessidades humanas fundamentais além das aquisitivas e econômicas, as quais o ser humano se ressente quando não adequadamente preenchidas.
  A necessidade do ser humano receber educação é um bom exemplo. Toda sociedade para ser bem harmonizada se precisa reger em princípios de educação. Uma sociedade que não respeita regras mínimas como regras de trânsito, de higiene, de trato com o semelhante, estará fadada a se ressentir com isso na sua qualidade de vida.
   A necessidade do afeto também é uma necessidade importantíssima, pois um bebê, por exemplo, que não recebe carinho nem afeto pode chegar à morte por anaclisia. O desamor é uma doença que quando se generaliza toma o caráter de chaga social, levando a guerras, violências incontáveis e inúmeros transtornos inteiramente evitáveis.
   Enfim o ser humano precisa conscientizar-se que ele tem outros recursos para ser feliz do que os recursos meramente econômicos e financeiros; recursos como o afeto por si mesmo e pelo semelhante, a esperança, a harmonização interior perante si mesmo, perante Deus, a sociedade, a vida. Tais necessidades precisam ser notadas pois há um ônus muito grande para a criatura humana que se deixa levar por necessidades meramente econômicas.
  A partir de tal conscientização, o indivíduo busca valores éticos para se realizar interiormente buscando dentro dele a sua felicidade, o real lugar onde a mesma se situa.
  O evangelho de Jesus é um excelente roteiro para o ser humano encontrar a felicidade que sempre esteve presente dentro do seu coração e a qual não desfrutamos por desmazelo próprio, pelo simples fato de colocar os tesouros materiais acima dos tesouros do coração. Tais tesouros possuem o marcante fato de serem valiosíssimos e ao mesmo tempo não custarem dinheiro nenhum para se conquistá-los. Conseguiremos esse tesouro interior quando valorizarmos os valores ético-morais.
  Tenhamos certeza de que a humanidade vai dar um salto fantástico na sua qualidade de vida quando priorizar os valores que realmente plenificam e abandonar os valores que somente agitam e desgastam, sem nunca plenificarem. Essa é a grande razão de nós estarmos encarnado no planeta Terra, o verdadeiro sentido da vida. Que a humanidade possa caminhar a passos largos nesse cometimento.
  Que assim seja, que a paz de Deus possa atingir o coração de todos.
  Muita paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário