sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Ser Humanizado nos Dias de Hoje


 

A questão da humanização na Sociedade Contemporânea

Antonio Augusto de Sá Neto
            

A sociedade contemporânea, alicerçada em valores como consumismo e individualismo tem renegado consideravelmente o valor da criatura humana, que estertora em sofrimentos decorrentes de tal inversão de valores.
A onda de niilismo materialista tem levado inúmeras criaturas a resvalarem para o cinismo, o desrespeito, quando não o completo desequilíbrio em fuga inútil para os alcoólicos, para as drogas, a sexolatria, a depressão...
Vemos nos dias de hoje inúmeros ases da beleza em vã tentativa de manter-se a aparência jovem, sinônimo de beleza de acordo com os valores da atualidade, embora atinjam inevitavelmente a degeneração física e mental da velhice, que relutam em aceitar, tornando-se geralmente frustados e deprimidos.
A juventude sofre com a total desestruturação do sistema educacional, que deixou de primar por valores éticos e morais, empurrando as mentes juvenis para o competitivismo e individualismo doentios, fazendo-os pessoas fúteis e superficiais, sem quaisquer noções de cidadania e dignidade.
A exploração comercial da natureza tem levado a Terra ao desequilíbrio climático e ecológico, gerando problemas vários como secas, enchentes, tsunamis, chuvas torrenciais, ameaçando a vida de inúmeras criaturas humanas, além do prejuízo de inúmeras espécies animais e vegetais, que vivem o risco de extinção iminente...
A superpopulação nos grandes centros urbanos diminui a qualidade de vida, tendo-se em vista o transito caótico, a poluição sonora, o lixo acumulado em toda parte, a violência tribal dentre outros problemas.
Toda essa falência moral do homem contemporâneo ocorre porque o homem interior não se fez conquistar. Como a vida é toda direcionada em conquistas exteriores o homem pouco reflete sobre seu interior e sobre seu estado íntimo, levando-o a tomar atitudes consciencialmente imaturas e infantis, com as quais satisfaz o ego implacável, verdadeiro algoz da criatura humana. 
A humanização e espiritualização social, com certeza, é o antídoto para essa crise ética que vivemos atualmente, sendo possível minorá-la com ações como solidariedade, compaixão, altruísmo e todas as emoções que podemos classificar como emoções superiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário